Comprar jogos em forma digital tem suas boas vantagens, você pode comprar diretamente do conformo do seu lar, direto no seu console, hoje em dia com o pre-load você até consegue baixar os jogos que reservou antes do lançamento, pra poder jogar no segundo que forem liberados (a menos que seja um jogo online, porque ai os servidores nunca aguentam mesmo), além de deixar toda a sua coleção de jogos ali acessível, sem ter que trocar discos e nem gastar espaço na sua estante. Uma maravilhada da modernidade.

Porém, o lado negativo sempre foi que depois de comprar, você não pode mais trocar ou revender o seu jogo. Mesmo se for algo que depois de terminar a campanha você nunca mais vai encostar, eles ficam ali pra sempre, não tem muito o que fazer.

Ou não tinha, porque parece que a Microsoft está planejando implementar um sistema onde você vai poder “devolver” o seu jogo digital e recuperar parte do valor que gastou. Pelo menos é o que aponta uma pesquisa que a empresa está fazendo com o público, e que a imagem sobre essa questão acabou vazando:

Só que nem tudo são flores amigão, o valor que você receberia de volta é de apenas 10% do que você gastou na compra. Bem desanimador. Tudo bem, é uma questão complicada, o dinheiro tem que sair de algum lugar, e uma porcentagem alta acabaria prejudicando demais os desenvolvedores, e bom, 10% é melhor do que nada, mas ainda assim não me estimularia.

Com esse valor, você receberia de volta 6 dólares por um jogo que comprou no lançamento (60 dólares, que é o preço padrão). Se fosse pelo menos uns 10 dólares, ai acho que animaria mais o pessoal, eu pelo menos já ficaria bem mais interessado.

É bom lembrar também que os jogos digitais custam o mesmo que uma lançamento físico, porém não existe o gasto da produção física, distribuição e lucro do lojista, então existe sim uma margem pra trabalhar e oferecer um desconto melhor. Microsoft, por favor.

Vamos esperar pra ver se realmente o sistema será implementado no futuro, e se o valor será esse mesmo, ou maior.

Você venderia seus jogos digitais pra recuperar 10% do valor? Aumenta isso ai que eu vendo, Microsoft, 10% tá muito pouco.

Gostou? Compartilhe (: