Qual é a primeira coisa que você pensa quando ouve falar em Slipknot? Barulho, gritos, máscaras bizarras, adolescentes de preto e satanagens variadas? Provavelmente alguma dessas opções, e não dá pra tirar a sua razão, realmente essa é a imagem deles.
É uma banda controversa, que costuma afastar muitas pessoas por ser algo pesado, meio dark (ou edgy), e que também afasta muitos fãs de rock por acharem que é uma banda comercial demais, entre outras acusações ainda menos agradáveis.
Pessoalmente eu preciso deixar claro que eu gosto muito da banda, e apesar de entender os motivos de quem não gosta, eu ainda acho legal pra caralho, mesmo fugindo do estilo que eu geralmente costumo escutar.
Mas o ponto aqui é justamente mostrar que existe sim um outro lado na banda, nem tudo é feito com gritos rasgados e 300 pessoas batendo em latas, Slipknot tem o seu lado suave, quase fofo, que ficou mais evidente depois do terceiro álbum (The Subliminal Verses), onde o som dos caras ganhou uma pegada mais melódica.
Então, separei 5 músicas para ilustrar esse lado diferente e mais tranquilo da banda, principalmente pra quem não gosta por achar pesado demais.
> Vermillion Pt. 2
Vermillion Pt. 2 talvez seja a mais famosa dessa lista, e talvez algo que você até já tenha escutado, sem saber de quem era. Com esse clipe bem bizarro e essa Avril Lavigne do inferno voando, essa baladinha já deve ter servido de trilha sonora pra muito leitor, enquanto estava tristão por alguma menininha.
> Circle
Mais uma música do terceiro álbum, Circle pode não ter recebido tanta atenção quanto Vermillion Pt. 2, mas é tão boa quanto. Na verdade, acho até melhor, é uma das minhas músicas preferidas do Slipknot. Mesmo se você odeia a banda por qualquer motivo, vale demais escutar pelo menos essa.
> Dead Memories
Saindo um pouco das baladas melancólicas, Dead Memories já é bem mais uma música tradicional de rock, que poderia ser de várias outras bandas. Mas o som continua leve, pelo menos pro padrão do Slipknot, e é outro ótimo exemplo da versatilidade deles.
> Snuff
Saímos das baladinhas melancólicas mas já voltamos, Snuff segue essa fórmula e entrega mais uma ótima faixa. Não sou o maior fã do clipe, esses vídeos que ficam parando a música pra mostrar historinha realmente não são pra mim, mas Snuff é um música muito boa e que pode entrar na playlist de muita gente que nem sonharia em escutar Slipknot. E essa versão acústica aqui é bem foda.
> If Rain Is What You Want
Pra fechar a lista, vem a If Rain Is What You Want, última faixa do álbum mais recente. Ela foge um pouco do estilo das outras músicas, não é exatamente uma música leve, chega a ficar até bem pesada em alguns pontos, mas é mais lenta, e tem uma atmosfera incrível. Provavelmente a mais estranha das 5, mas que merece ser conhecida também.