Junho é um mês importante para os games. É nesse mês que acontece a E3, maior evento da área, com vários (ou alguns) novos jogos, consoles, tranqueiras e revoluções, que deixa todo mundo que acompanha o mercado dos jogos ansioso pra cada conferência. Infelizmente parece que esse ano junho só vai ficar marcado pela E3 mesmo, já que o nível dos lançamentos deu uma boa esfriada se comparado com os últimos meses. Bom pra economizar e limpar a backlog.

Mas claro, existem sim alguns lançamentos interessantes para esse mês, e apesar de eu pessoalmente não estar muito animado, tem uma meia dúzia de jogos ai no meio que merecem pelo menos uma olhada. Confira a lista com os destaques de junho:

> Dangerous Golf

Lançamento: 03/06

Plataformas: Playstation 4, Xbox One e PC

Gênero: Golfe, Destruição? Algo do tipo.

O que é? Novo jogo dos criadores de Burnout, une golfe com destruição dos cenários, criando uma espécie de Angry Birds hardcore. Quem já jogou Burnout e se deliciava com toda a destruição gratuita do game sabe o que esperar aqui.


> Hard Reset: Redux

Lançamento: 03/06

Plataformas: Playstation 4, Xbox One e PC

Gênero: FPS

O que é? Hard Reset é um FPS com abientação cyberpunk, que segue o estilo mais oldschool e focado na experiência singleplayer, lançado uns 5 anos atrás para PC. Aproveitando a onda das versões remasterizadas, Hard Reset: Redux chega agora (com melhorias) também nos consoles,  para matar a vontade de quem já terminou o novo DOOM, e quer uma experiência um pouca parecida.


> Guilty Gear Xrd -Revelator-

Lançamento: 07/06

Plataformas: Playstation 4 e Playstation 3

Gênero: Luta

O que é? Versão atualizada do último Guilty Gear, trazendo novos personagens. Poderia ser vendido como DLC? Sim, poderia, mas a Arc gosta muito de dinheiro e vai te fazer comprar um jogo novo sempre que possível. Mas pelo menos é um bom jogo, e pode servir como ponto de partida pra quem quer experimentar a série pela primeira vez.


> Mirror’s Edge Catalyst

Lançamento: 07/06

Plataformas: Playstation 4, Xbox One e PC

Gênero: Ação/Aventura, Parkour (caso seja um gênero)

O que é? Maior e mais aguardado lançamento do mês. Mirror’s Edge foi uma nova franquia da geração passada que ganhou vários fãs com sua ação em primeira pessoa baseada na movimentação constante e uso do cenário. A nova versão vem pra tentar ampliar o que foi feito no primeiro jogo. E também é o maior inimigo dos jogadores que sofrem com motion sickness e labirintite (que infelizmente, é meu caso).


> Odin Sphere: Leifthrasir

Lançamento: 07/06

Plataformas: Playstation 4, Playstation 3 e Vita

Gênero: Action RPG

O que é? Um dos títulos mais elogiados dos últimos anos de vida do saudoso Playstation 2 volta em versão remasterizada para a família Playstation mais atual. O jogo mistura elementos de action RPG, com movimentação lateral e uma arte bem única. E tem demo disponível, então tem como dar uma conferida antes de comprar.


> Fenix Furia

Lançamento: 08/06

Plataformas: Playstation 4 e Xbox One

Gênero: Plataforma 2D

O que é? Seguindo a linha dos jogos de plataforma em 2D com dificuldade bem elevando (como o já clássico Super Meat Boy), Fenix Furia leva a premissa a sério e vem mostrando que até o lançamento é difícil, já tendo que mudar de nome e sendo adiado algumas vezes. Mas agora vai.


> Sherlock Holmes: The Devil’s Daughter

Lançamento: 10/06

Plataformas: Playstation 4, Xbox One e PC

Gênero: Adventure

O que é? Novo jogo (sim, existem outros) do Sherlock Holmes, que é um adventure mais focado na parte de investigação, dessa vez parece ser mais próximo do estilo dos filmes, como também tem cara de ser o jogo com o maior orçamento da franquia. Pra quem gosta do gênero, vale a pena dar uma conferida e conhecer mais sobre o título.


> Dead by Daylight

Lançamento: 14/06

Plataformas: PC

Gênero: Survival Horror, Multiplayer Online

O que é? Dead by Daylight não tem sido tão falado, mas trás uma ideia interessante. Ele é um jogo focado no multiplayer online, onde 4 jogadores controlam os personagens que precisam sobreviver, enquanto um 5º jogador assume o controle do monstro, que precisa encontrar cada um deles. Parece ser uma boa utilização desse tipo de multiplayer (que até agora não deu muito certo), e o jogo também tem um nível de produção bem decente. Você provavelmente vai ver muito sobre esse jogo no YouTube nas próximas semanas, se prepare.


> Mighty No. 9

Lançamento: 21/06

Plataformas: Playstation 4, Playstation 3, Xbox One, Xbox 360, Wii U e PC

Gênero: Plataforma, Ação

O que é? Depois de uma novela inacabável de problemas, adiamentos e perda de esperança, finalmente Mighty No. 9 vai ser lançado. O jogo é como um sucessor espiritual de Megaman, segue a mesma fórmula da amada e maltratada franquia da Capcom, sendo inclusive feito pelo menos criador, mas dessa vez com patrocínio direto dos fãs, pelo Kickstarter. Todo o desenvolvimento foi muito conturbado, e muita gente não está satisfeita com o resultado final do jogo. Mas eu quero ser otimista, e ainda acredito que o jogo pode ser bom. Veremos.


> Umbrella Corps

Lançamento: 21/06

Plataformas: Playstation 4 e PC

Gênero: Shooter

O que é? Ah Capcom, por que faz isso? Umbrella Corps é o novo spin off de Resident Evil, dessa vez sendo um shooter online em terceira pessoa. Você controla os agentes da Umbrella, e os mapas são os cenários da franquia. Você tem a adiação dos zumbis e outros inimigos, que trazem um pouco de novidade à fórmula dos shooters multiplayer. Mas é preciso bastante boa vontade aqui, o jogo parece bem ruim, mesmo se você não analisar como um Resident Evil.


> Mario & Sonic at the Rio 2016 Olympic Games

Lançamento: 24/06

Plataformas: Wii U

Gênero: Esportes

O que é? Olímpiadas chegando, e tão certo como os arrastões e a contaminação pelo vírus zika, é o lançamento de mais um jogo de esporte que une Mario & Sonic. É a mesma fórmula dos jogos antigos, mas com um pouco da nossa ginga e simpatia. Não compre.


> 7 Days to Die

Lançamento: 28/06

Plataformas: Playstation 4 e Xbox One

Gênero: Survival Horror

O que é? Um open-world onde você tem o objetivo de sobreviver em um mundo pós-apocalíptico, seu personagem começa sem nenhum tipo de item ou recurso, e você vai ter que explorar o local junto com os outros jogadores para coletar materiais e construir armas, armadilhas, ferramentas e abrigos para se proteger. 7 Days to Die não é um jogo novo, foi lançando em 2013 para PC, e agora vai receber uma versão também para Playstation 4 e Xbox One, então se você tem interesse, com certeza existe bastante material e gameplays sobre o jogo por ai.


> LEGO Star Wars: The Force Awakens

Lançamento: 28/06

Plataformas: Playstation 4, Playtation 3, Xbox One, Xbox 360, Wii U, 3DS e PC

Gênero: Ação / Aventura

O que é? Já não é de hoje que LEGO virou a principal forma de trazer universos de filmes e personagens para os jogos, são cerca de 30 mil jogos lançados, mas sempre fazem sucesso e agradam ao público, então tá tudo certo. O novo jogo vai trazer um pouco do ótimo O Despertar da Força, e além de cobrir os eventos do filme, vai trazer também algumas histórias novas. Ótimo pra quem já acompanha e gosta dos jogos de LEGO, ou para quem quer consumir ainda mais produtos de Star Wars, porque todos sabemos que nunca é o suficiente.


> Star Ocean 5: Integrity and Faithlessness

Lançamento: 28/06

Plataformas: Playstation 4

Gênero: jRPG

O que é? Star Ocean 5 é um dos primeiros jRPGs dessa geração, gênero que andou um pouco abandonado (pelo menos se tratando de lançamentos grandes para consoles de mesa), mas que tem tudo para voltar a velha forma com títulos como Final Fantasy XV e Persona 5. Star Ocean é um action jRPG com tudo que você pode esperar no estilo, como uma personagem com olhos quase saindo do próprio rosto (aqui) e roupas que vão te fazer exclamar “que porra é essa?” (aqui). Definitivamente não é o meu estilo, mas se é o seu, serve pelo menos como um bom aquecimento enquanto os outros não são lançados. Mas jogue escondido.


> The Technomancer

Lançamento: 28/06

Plataformas: Playstation 4, Xbox One e PC

Gênero: Action RPG

O que é? Mais um RPG, mas deve vez ocidental. The Technomancer se passa em marte, em uma ambientação cyberpunk pós-apocalíptica, e o jogo traz tudo que se espera no gênero, como customização de personagem, skill tree, diálogos com escolhas e relacionamento entre os personagens. As mecânicas e o universo que podem não ser originais, mas se bem feitos, funcionam bem. Não estou muito otimista vai conseguir entregar o que pretende, mas espero estar errado.


Como infelizmente não consigo jogar Mirror’s Edge sem desmaiar em 15 segundos, meu maior interesse desse mês acaba sendo do Mighty No. 9, que ainda estou tentando ser positivo sobre o jogo. Mas tem outras coisas interessantes ai no meio, como o Dead by Daylight, que pelo menos jogando com os amigos parece ser divertidos. Só faltam os amigos.

E então, animado com os lançamentos desse mês? Pretende pegar algum deles, ou vai ser um mês de economia?

Gostou? Compartilhe (: