Notícia triste para os fãs automobilísticos da Sony, a empresa anunciou hoje (22) o fechamento do Evolution Studios. O estúdio foi o responsável por séries como MotorStorm no PS3 e DriveClub, jogo mais recente deles, para o PS4.

Ano passado o estúdio já tinha demitido 55 funcionários, e agora a decisão foi de fechar o estúdio de vez. DriveClub teve um lançamento bem conturbado, o jogo de corrida estava previsto para ser lançado junto com o PS4, mas por vários problemas durante a produção, foi adiado e só chegou bem depois do console. E ainda assim, no lançamento o jogo apresentava uma série de defeitos, como problemas de conexão (e DriveClub era voltado para o online, o que piora bastante a situação). De toda forma, depois de vários updates, o jogo melhorou bastante e conseguiu chegar no nível que era esperado pra ele, mas infelizmente parece que o estrago já estava feito.

Segue o comunicado da Sony:

“Análises regulares acontecem na SCE Worldwide Studios, garantindo que os investimentos que temos nesse cenário competitivo possam criar e produzir projetos que tenham qualidade, sejam inovadores e se mostrem comercialmente viáveis. 

Como parte desse processo, nós analisamos todos os planos e projetos que temos a curto e médio prazo, e decidimos fazer algumas mudanças na estrutura dos estúdios europeus. Como resultado, foi decidido que a Evolution Studio vai fechar. 

É lamentável mencionar que essa decisão vai acarretar em algumas demissões. Aceitamos que essa é uma ação que pode significar perder funcionários de alto calibre, mas ao focar em outros estúdios que já possuem novos projetos em desenvolvimento acreditamos que estaremos em uma posição melhor e prontos para oferecer o melhor conteúdo possível com grande qualidade para os nossos consumidores. 

Tentaremos realocar esse pessoal em outros projetos. Se não for possível encontrar uma oportunidade na empresa, vamos oferecer o apoio que pudermos a esses funcionários, até mesmo falando com empresas locais e outros estúdios de desenvolvimento. 

[A] Evolution tem sido uma importante parte da SCE Worldwide Studios por mais de 10 anos por trabalhar em jogos de corrida de peso como WRC, MotorStorm e DriveClub. 

Essa decisão não deve excluir nenhum dos grandes trabalhos que a Evolution produziu”

Fechamento de estúdios sempre é algo triste, e apesar de não acompanhar nenhuma franquia deles de perto, conheço muita gente que era fã tanto de DriveClub quanto de MotorStorm. Ainda não se sabe qual será o futuro de DriveClub, já que o jogo recebia atualizações e novo conteúdo com frequência.

Gostou? Compartilhe (: